Bahia dá o primeiro passo para realização do I Encontro Estadual e o I Seminário Nacional de Moda

16/07/2010
Representantes do governo e de entidades relacionadas à moda se encontraram para discutir os primeiros ajustes sobre o tema. Entre os presentes estavam a representante Nordeste do Ministério da Cultura, Tarciana Portella e a jornalista e consultora de moda, Cristina Franco. Com intuito de reunir parceiros para a concretização do I Encontro Estadual de Moda, a ser realizado em agosto, e o I Seminário Nacional de Moda que vai acontecer em setembro, ambos em Salvador, na Bahia, representantes governamentais e de destaque no setor participaram da primeira reunião para trocar idéias sobre a realização dos eventos. A reunião aconteceu no Câmara de Dirigentes e Logistas - CDL, e contou com a presença especial da jornalista e consultora de moda Cristina Franco.

Estavam presentes também representantes da Secretaria de Cultura do Estado - SecultBA, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, Instituto Euvaldo Lodi, Centro de Designer e Moda, Agência de Fomento do Estado da Bahia  - DESENBAHIA, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Instituto Mauá, Câmara dos Dirigentes e Logistas - CDL, além das estilistas Luciana Galeão, Goya Lopes e do organizador do evento Luciano Cenci.

A reunião serviu como base para iniciar o processo coletivo de elaboração de propostas para políticas públicas que abordem, por exemplo, a identidade cultural na moda, o mercado local, o ensino de moda ou para ultrapassar gargalos como o da difusão do design de moda como diferencial de valor para os produtos baianos. O 1º Encontro de moda e Cultura criará um colegiado setorial de moda para a Bahia e definirá os representantes locais para o também inédito Seminário Nacional de Moda. É bom saber que a Bahia está vivendo um excelente momento no âmbito da moda e da Cultura com a realização desses encontros que estão por vir. A moda deve vir debaixo do guarda chuva da Cultura, e a sociedade precisa entender isso”, defendeu Cristina Franco. Ela ainda destacou a importância do artesanato nas produções de moda contemporânea. “Existe uma enorme quantidade de artesanato subaproveitado, que muitas vezes não tem onde vender. O grande desafio de quem trabalha com moda é entender a diferença entre fazer roupa e fazer moda. O artesanato é um elemento que pode diferenciar a moda. Não podemos perder esse patrimônio no Brasil. O artesanato ainda vai influenciar muito a moda do nosso país”, concluiu. A representante Nordeste do Ministério da Cultura, Tarciana Portella destacou a Bahia como um dos principais polos de Moda da região e enfatizou o debate entre moda e Cultura. “É preciso fazer na Bahia um debate da moda enquanto Cultura, porque moda não é apenas glamour. Precisamos dar esse suporte aos nossos estilistas e criadores”. Cinco Eixos - Durante a reunião, coordenada por Tarciana Portella, a Moda foi dividida em cinco eixos estratégicos que foram levantados na Conferência Nacional de Cultura que aconteceu em Brasília. Os eixos serão discutidos no Seminário Nacional de Moda. O Eixo I debate a produção simbólica e a diversidade cultural e levantará a questão do registro multimídia e a produção de memória que formam a identidade cultural material e imaterial da moda brasileira. O Eixo II tem como foco promover a articulação interministerial para formação e qualificação do profissional da moda, fomentar estudos e pesquisas que mapeiem, a partir o território, a interdiciplinaridade e a diversidade do setor. A cultura e o desenvolvimento sustentável serão temas do Eixo III com propostas de financiar projetos de geração de empregos e renda, promover estudos de mapeamento e fomento de processos sustentáveis na moda. No Eixo IV, a idéia é elaborar editais públicos específicos para o setor da moda e fomentar parcerias com órgãos públicos e privados para a consolidação das atividade de grupos acadêmicos, experimentais e oriundos da sociedade civil organizada. Para completar, o Eixo V irá promover a institucionalização da moda no Ministério da Cultura por meio da criação do Fundo Nacional da Moda, Comitê da Moda e da agenda propositiva de trabalho com o Ministério da Cultura. Para participar do Seminário Nacional de Moda será necessário ter participado do Encontro Estadual de Moda que acontece em agosto próximo, com data a ser divulgada pela comissão organizadora do evento. Para finalizar a reunião, Tarciana Portella enfatizou: “Moda não é modismo, é expressão cultural”.