Grupo francês Dezeo-Ito realiza oficina no TCA

05/07/2010
O Projeto Do Ar propõe uma reflexão sobre a relação do homem com o pneu e promove intercâmbio entre artistas franceses e baianos Salvador sedia, entre os dias 1 a 10 de julho, a última fase do Projeto Do Ar, promovido pela companhia francesa Dezeo-Ito, formado pelos dançarinos Catherine Pollini e Guillaume Lauruol, da Pensamento Tropical Produções Artísticas. É na Sala de Ensaios do Teatro Castro Alves (TCA), das 9 às 13 horas, que os artistas realizam uma oficina artística cujo objetivo é o intercâmbio de ideias entre os proponentes do projeto e um grupo de artistas residentes na capital baiana. O projeto, que já passou pelas cidades de Curitiba (PR), Itacaré (BA) e Ipatinga (MG), visa “problematizar o universo do pneu”, objeto presente no cotidiano da cidade e do campo, símbolo maior da mobilidade e, particularmente controverso, em um momento em que o mundo lança-se à conscientização quanto à necessidade da preservação ambiental. De acordo com dançarino-intérprete Guillaume Lauruol, o pneu “traduz a urbanidade e sua problemática, o ar, conforme referência que une indivíduo e objeto”.  A proposta de reflexão sob o pneu também é dirigida para as semelhanças e diferenças entre este objeto-referência e o homem. “Será que o homem está virando pneu?”, questiona o bailarino. Oficinas - Para as atividades em Salvador, foram selecionados dez artistas com diferentes experiências e áreas de formação residentes na cidade. Durante os 10 dias de oficina, os participantes trabalharão com cerca de 80 pneus, os principais objetos que permeiam toda a estrutura do trabalho proposto pela Dezeo-Ito. Circundando esta experiência, acontecerão improvisações solos e coletivas, exercícios de percepção sensorial através de movimentações, interação entre pessoas e pneus, criação de situações propostas por meio de músicas e interferências urbanas. O Projeto do Ar é a continuidade das pesquisas da Dezeo Ito com a “problemática” dos pneus, dando sequência ao premiado espetáculo Sous Lês Pneus, La Plage, realizado na sala principal do TCA, dentro da programação do ano da França no Brasil, em outubro de 2009. O Projeto Do Ar foi contemplado pelo Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna 2009. Sobre Guillaume Lauruol O bailarino e coreógrafo Guillaume Lauruol viveu os quinze primeiros anos de sua vida na África. Marcado por essa experiência, seu retorno à França faz-lhe o efeito, segundo suas palavras, de “uma descarga sísmica interna”. Já na França, ele se formou pela École Nationale du Cirque Annie Fratellini, onde se especializou em acrobacia e equilíbrio.  Seu encontro com a dança contemporânea foi fruto de um acaso e a iniciação com este novo estilo ocorreu na companhia Colline-Istres, onde trabalhou com importantes coreógrafos como Jean-Claude Gallotta, Michael Kéléménis, O. de Soto, F. Ramalingom, dentre outros. Em 2005, tendo sua carreira artística já consolidada como dançarino-intérprete, Lauruol criou a companhia Dezeo-Ito e se envolveu em um trabalho de pesquisa na encruzilhada entre a dança, o circo, a videoarte e a música eletrônica. Lauruol também estudou História na Universidade de Sorbonne, em Paris, e atualmente tem se dedicado aos estudos sobre capoeira e história afro-brasileira no Nordeste do Brasil. Seu primeiro espetáculo, SCAPE, continua a fazer turnê tanto pela França como na Bélgica e no Japão. Trabalhou no espetáculo Sous Le Pneus, La Plage, que foi premiado com o Prix Mônaco Dance Fórum e com o Prix BAINS NUMÉRIQUES #2. O evento teve estréia no Teatro Castro Alves, em Salvador-Bahia-Brasil, durante a programação do ano da França no Brasil, em novembro de 2009. Sobre Catherine Pollini A bailarina e coreógrafa Catherine Pollini formou-se em dança em Avignon e no Centre National de Danse Contemporaine D´Angers, em Paris. Trabalhou na companhia J-F Duroure, com M.Perrone e na Cia B. Lubat. Na companhia Planete Tuh’n Tnt, de L. Nobileau e H. Blutch, realizou a obra Peplum Spaghetti, com A. Taddei. Desde 2001, participa da montagem de La Cuisine de Mladen Materic et Peter Handke, no Tattoo Théâtre, com passagem nos festivais de Edimburgo, Madri, Viena, Caracas, no Festival d’Automne de Paris e no Vidy-Lausanne, na Suíça. Em 2005, funda a companhia Cat40 para montar Mai 2005, 11/12/Paradis e Sésames Comédie 007. Atualmente, ela colabora com a Cia Dezeo-Ito, de Guillaume Lauruol, no espetáculo Sous Lês Pneus, La Plage, que estreou em outubro de 2009, no Tratro Castro Alves, em Salvador. Ela idealiza, junto com Lauruol, o Projeto Do Ar. O Dezeo-Ito Desejo-construir-imaginário. É o significado em português do termo Dezeo-Ito, nome da companhia criada em 2005 por Guillaume Lauruol com o objetivo de pesquisar a dança, o som e as artes visuais. A Dezeo-Ito se propõe a interrogar o corpo da/na sociedade moderna. É uma plataforma multi-artística e humana, onde arte coreográfica, artes do circo e artes numéricas (som e imagem) se confundem a serviço da criação. Tem como objetivo favorecer as trocas interculturais e artísticas através do mundo a fim de permitir encontro, cooperação e circulação. Através do contato com artistas de diferentes lugares, a Dezeo-Ito deseja manter desperto o poder criativo presente em cada um de nós.