Quarta que Dança 2009/2010 chega à reta final

01/07/2010
De 7 de julho a 11 de agosto, todas as quartas-feiras são de dança com as seis últimas apresentações desta edição Estreada em março, a 12ª edição do Quarta que Dança, promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, chega à reta final com as seis últimas apresentações do ano. De 7 de julho a 11 de agosto, haverá performances de dança em todas as quartas-feiras, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (às 20 horas, com ingressos a R$ 2 e R$ 1) ou no Centro de Histórico (às 17 horas, gratuitamente). Dentre as atrações, estão quatro espetáculos de Salvador (dos grupos CoMteMpu’s e Bamberg Cia. de Dança e dos criadores Jefferson Oliveira e Clara F. Trigo), um vindo de Camaçari (Academia Bahiana de Dança de Salão e Grupo Balaio de Camaçari) e uma apresentação de Dança de Rua oriunda do município de Itambé (Grupo Hitmus). Visando à difusão da dança em suas diversas vertentes e o estímulo à pesquisa e produção coreográficas na Bahia, o Quarta que Dança surgiu em 1998 e, ao longo destes anos, proporcionou a montagem de mais de 150 apresentações de variados grupos e propostas artísticas. Em 2007, as inscrições para participação passaram a ser feitas exclusivamente via edital, em duas categorias – além dos tradicionais Espetáculos de Dança, deu-se espaço para Trabalhos em Processo de Criação, com objetivo de estimular o debate em torno dos processos construtivos. Já no ano seguinte, 2008, outras duas categorias foram criadas: Intervenção Urbana e Dança de Rua, ampliando as possibilidades estéticas abrigadas e levando o Quarta que Dança também para as ruas da cidade. Nesta edição, 20 trabalhos de dança, nas quatro categorias, foram selecionados dentre 60 projetos inscritos e se beneficiam com uma premiação total de R$ 87 mil. Mais informações: www.fundacaocultural.ba.gov.br/quartaquedanca2010 Acompanhe resumo da programação: .:. 7/7, na Sala do Coro do TCA, 20h | R$ 2 (inteira) / R$ 1 (meia) As Iás De: Jefferson Oliveira Categoria: Espetáculo | Cidade de origem: Salvador – Bahia Representação dos corpos malemolentes, ousados e graciosos das Iás: as mulheres-pavão que circulam sua beleza e se exibem como verdadeiras rainhas, levantando saias e sacudindo pulseiras. Donas de gestos sagrados, elas têm o poder de multiplicar os significados deles e transitam num santuário cheio de cores e sons que já não guarda tantos segredos. A coreografia mostra como as Iás, mulheres de santo, do orixá e de outro lugar, se tornam apenas uma na cidade de Salvador. A coreografia é de Jefferson Oliveira. .:. 14/7, na Sala do Coro do TCA, 20h | R$ 2 (inteira) / R$ 1 (meia) Obras de uma Carta Anônima De: Grupo CoMteMpu’s Categoria: Espetáculo | Cidade de origem: Salvador – Bahia Remontagem do primeiro espetáculo do grupo CoMteMpu’s, em homenagem aos seus cinco anos. Parte de inquietações sobre relações de instabilidade e segurança na vida, disseminadas em quatro ambientes-discussões: autoria, vulnerabilidade, adestramento e recepção. Imagens, movimentos e textos, que partiram de estudos autobiográficos dos cocriadores se apresentam deslocados de suas referências e jogam com a simultaneidade e com o acaso surgido em cena, constituindo uma coreografia afrouxada e recentrável. .:. 21/7, no Centro Histórico, 17h | Gratuito Hitmus em Salvador De: Grupo Hitmus Categoria: Dança de Rua | Cidade de origem: Itambé – Bahia Vindo do município de Itambé, do interior da Bahia, o grupo Hitmus trabalha os sentimentos de medo e fragilidade. Este tema atual se mostra através da expressão do corpo com referência aos perigos da noite, à insegurança e à criminalidade. Oito dançarinos fazem interpretações com passos marcantes, expondo a dança de rua como uma maneira encontrada para escapar dos problemas cotidianos. .:. 28/7, na Sala do Coro do TCA, 20h | R$ 2 (inteira) / R$ 1 (meia) Benção De: Bamberg Cia. de Dança Categoria: Espetáculo | Cidade de origem: Salvador – Bahia Espetáculo da Bamberg Cia. de Dança em homenagem ao centenário do samba e à canção “Samba da Benção”, de Vinícius de Moraes. A trilha sonora é composta por grandes sucessos dos consagrados sambistas brasileiros, como Batatinha, João Bosco, Cartola, Noel Rosa e o próprio Vinícius. O figurino é inspirado na história do samba e, ainda que contemporâneo, faz um retorno à originalidade da música. .:. 4/8, na Sala do Coro do TCA, 20h | R$ 2 (inteira) / R$ 1 (meia) Bahia Samba Brasil De: Academia Bahiana de Dança de Salão e Grupo Balaio de Camaçari Categoria: Espetáculo | Cidade de origem: Camaçari – Bahia A Academia Bahiana de Dança de Salão e o Grupo Balaio de Camaçari fazem espetáculo que aborda diversas fases do samba, desde sua origem até os dias atuais. Mostra aspectos da evolução do samba de gafieira, com as danças associadas à sua origem, passando pelos cabarés do início do século XX e pelas gafieiras de meados do século passado, além das influências de outros ritmos na música e na forma de se dançar. .:. 11/8, na Sala do Coro do TCA, 20h | R$ 2 (inteira) / R$ 1 (meia) Deslimites – Conexões Criativas De: Clara F. Trigo Categoria: Espetáculo | Cidade de origem: Salvador – Bahia O encerramento do Quarta que Dança 2009/2010 fica com Clara F. Trigo, em espetáculo que é o aprofundamento de seus interesses antigos e motivações criativas: inversão de sentidos, rejeição a parâmetros acostumados, aproveitamento total das formas, espaços e tempo. Sem a lógica convencional, é o corpo em movimento quem realiza os pensamentos desse trabalho e, em diálogo com a música de Arnaldo Antunes, abole expectativas de feminino, inventa uma lógica que lhe sirva e recria poéticas de cena que modificam as dimensões da representação de mulher soteropolitana na dança. O vídeo Deslimites – Conexões Criativas, parte da apresentação, trata de ideias que permeiam as criações de Clara, do ponto de vista de uma narrativa autobiográfica.