Filarmônicas recebem incentivo de R$ 4 milhões para apoio em projetos

25/05/2010
Na Fundação Cultural do Estado – FUNCEB, 183 entidades filarmônicas se cadastraram para participar do programa. O Estado investe o montante de R$ 4 milhões com objetivo de incentivar e valorizar a importante tradição musical dessas associações. Lançamento do programa será no dia 30 de maio (domingo), às 19h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves com a presença do Governado do Estado, Jaques Wagner. Considerando a importância que as entidades filarmônicas desempenham no contexto cultural baiano, a Secretaria da Cultura do Estado, através da Fundação Cultural do Estado – FUNCEB, investe R$ 4 milhões com objetivo de incentivar e valorizar a importante tradição musical. Para marcar esse momento, o lançamento oficial do Progama de Apoio às Filarmônicas será no dia 30 de maio, às 19, durante a abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, na sala principal do Teatro Castro Alves e contará com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner, do secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles e de representantes do Ministério da Cultura. “Este é o primeiro Programa com direcionamento específico para as Filarmônicas no Estado. Através de solicitação de músicos e entidades e um desejo do Estado, a Secretaria criou o Programa que vai contribuir com a política de descentralização de recurso, dinamizando a cultura em toda a Bahia e fortalecendo a gestão dessas entidades”, completa o secretário de Cultura, Márcio Meirelles. Através dos dados colhidos pelo cadastramento realizado pela FUNCEB, existem 183 Filarmônicas que poderão participar do Programa. Presentes nos 26 Territórios de Identidade e sediadas em 170 municípios, as Filarmônicas mobilizam aproximadamente uma faixa de 4.500 músicos e 8 mil alunos. A partir desse dado, a SecultBA incentiva a continuidade dessas ações já existentes, possibilitando que essas entidades credenciadas pela FUNCEB possam receber recursos para apoio de até R$ 30 mil para cada Filarmônica. Os recursos recebidos poderão ser utilizados para adquirir instrumentos musicais, fardamento, acessórios para instrumentos musicais, bem como realizar a reforma de outros instrumentos musicais. História – No Estado, as Filarmônicas desempenham um fundamental papel no âmbito cultural baiano, sempre presente em eventos cívicos, religiosos e festas populares. Elas possuem um papel importante para a educação musical de cidadãos residentes em seus municípios e para a profissionalização de músicos e sua inserção no mercado de trabalho local e regional. Além disso, as sedes de muitas filarmônicas reúnem boa parte da memória musical do Estado. No Brasil, a história das Filarmônicas tem seu início com a chegada de Dom João VI quando a banda da Armada Real de Portugal veio acompanhando a Corte. Na Bahia, a Sociedade Filarmónica Erato Nazarena é uma das mais antigas. Criada em 1863 na cidade de Nazaré das Farinhas, a Filarmônica é uma das mais atuantes no estado. Para o maestro da Filarmônica de Frevos e Dobrados e fundador das Filarmônicas Ambiental e Lira de Maracangalha, Fred Dantas, esse investimento é bastante importante no âmbito de todo Estado. “As Filarmônicas promovem aulas principalmente para crianças e adolescentes, que estudam e aprendem a ler música  além de promover um serviço cultural relevante em cada município”, explica Dantas. SERVIÇO O quê: abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura e lançamento do Programa de Apoio às Filarmônicas. Quando: dia 30 de maio (domingo), às 19h. Onde: Teatro Castro Alves – Sala Principal.