4ª edição da Feira de Livros Vão das Letras no Domingo no TCA

25/05/2010
O vão livre do Teatro Castro Alves receberá no dia 30 de maio, das 9h às 17h, o Projeto Feira de Livros Vão das Letras. Nesta 4º edição do evento literário, o público poderá conferir a performance do cantor e compositor Sapiranga, a produtora Ana Dumas, com o seu carinho multimídia e a Cia Subversiva de Dizedores de Versos. A escritora Lilia Gramacho é a convidada do Projeto Conversa com o Escritor, às 15h30. O projeto integra a programação do Domingo no TCA, que, no mesmo dia, contará com uma apresentação especial das Orquestras Juvenis da Bahia - Projeto Neojibá, programa de formação de núcleos de orquestras e corais infanto-juvenis no Estado da Bahia. O concerto do Neojibá será às 11h, com ingressos a R$1,00 (inteira). A união de literatura, poesia, teatro, música e intervenções multimídias promoverá um domingo para toda a família. A Feira reunirá editoras para comercialização de obras a preços reduzidos, artistas da cena literária e musical baiana. O evento é uma parceria do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon, Câmara Baiana do Livro e Teatro Castro Alves. As apresentações começam a partir das 12h30 com Sapiranga, acompanhado por Fabrício Rios. Às, 13h30 é a vez da produtora publicitária Ana Dumas e o seu carrinho multimídia, juntamente com a Cia Subversiva de Dizedores de Versos. Às 15h30, a escritora Lilia Gramacho, vencedora do Edital da FPC de Autores Baianos de 2008, estará no Projeto Conversa com o Escritor. Na Feira de Livros, o público, formado por crianças, jovens e adultos, encontrará obras de diversos gêneros literários, entre infanto-juvenis, romances e clássicos da literatura, em stands expostos pelas editoras RV Quadrinhos, Livraria LDM, Grupo Editorial Record, Livro.com, Solisluna, Kalango. Para a diretora do NLLL, Lúcia Carneiro, a Feira de Livros é um local que proporciona a interação dos diversos âmbitos da arte, como a literatura, a música e as inovações multimídias. “A Feira é a opção certa para o domingo, um projeto importante para a difusão dos livros produzidos no Estado, além de ser uma oportunidade para incentivar a leitura entre as crianças, os jovens e os adultos” destacou. Os participantes: Sapiranga, cantor e compositor, criador do conceito da Música da Zona da Mata, vem trazendo a sua arte para o cenário nacional com uma proposta inovadora, regionalista e ao mesmo tempo moderna e cosmopolita. Lilia Gramacho é jornalista, pós-graduada em Roteiro para TV e Vídeo e comunicação e marketing. Autora dos livros infanto-juvenis Camila e o Espelho; O Filho do Meio, selecionado para integrar o acervo de bibliotecas e escolas públicas de São Paulo, selecionado pela produtora Portuguesa Abre-te-Césano, para ser adaptado para a Rede de Televisão Portuguesa. Recentemente foi vencedora do Edital para Curta Metragem de Ficção Infanto- Juvenil do Ministério da Cultura, para realizar o curta-metragem Camila e o Espelho. Vencedora do prêmio Mirian Muniz de teatro com a peça infanto-juvenil Camila e o Espelho. Selecionada pela Fundação Pedro Calmon no edital de publicação do livro infantil A Menina que Não Gostava de Ler. Cia Subversiva de Dizedores de Versos – é fruto do grupo “A poesia quando chega...”, que surgiu em setembro de 2007, após o Workshop de Poesia Falada com a equipe da Escola Lucinda de Poesia Viva. Como A poesia quando chega o grupo já na Casa Cor Bahia (2007 e 2008), Galeria do Livro, Saraiva, UFBA, UNEB, UESB, entre outros lugares.