Comitiva do Estado do Pará realiza visita técnica para conhecer Sistema de Mobilidade Veicular do Estado

28/06/2024

Representantes do Governo Paraense realizaram, esta semana, uma visita técnica para conhecer o Sistema de Mobilidade Veicular do Estado (Move Bahia), projeto implantado no Executivo baiano, em 2022, para modernizar o transporte dos servidores estaduais, nos deslocamentos a trabalho. O sistema trouxe mais eficiência, praticidade e conforto para o funcionalismo público, além de gerar economicidade para o Estado.

Integrantes do Governo do Pará conheceram o Move Bahia, durante edição deste ano do Consad Express, fórum que reuniu secretários de administração de 26 estados brasileiros, em Salvador. O evento tem entre seus objetivos a troca de informações e experiências entre os estados, com apresentações de projetos exitosos. Na ocasião, o Sistema de Mobilidade Veicular do Estado foi apresentado com um case da gestão pública da Bahia.

O modelo do transporte implantado pelo Move Bahia permite que os servidores do Estado solicitem transporte veicular para deslocamentos a trabalho, na capital e na Região Metropolitana de Salvador. As solicitações são feitas por intermédio de aplicativo de celular ou usando o site na internet. Na prática, o sistema funciona de forma muito similar aos aplicativos de mobilidade já conhecidos no mercado.

Economia - Pelo serviço, o estado paga apenas por quilômetro efetivamente rodado. No modelo anterior, os deslocamentos eram feitos com frota própria, gerando gastos de manutenção nos veículos, pneu, combustíveis, motoristas, dentre outros. O Move Bahia já realizou mais de 42 mil viagens e gerou uma economia de cerca de 50% em relação ao modelo anterior, baseado em frota própria. 

O Move Bahia foi implantado no Estado em 2022, apenas na Secretaria de Administração, ainda como projeto piloto, em uma fase de testes. Posteriormente, o sistema foi ampliado para outras unidades do Poder Executivo. O modelo funciona atualmente em 11 órgãos públicos (secretarias da Administração - Saeb; Fazenda – Sefaz; Planejamento – Seplan; Saúde – Sesab; Educação – SEC; Desenvolvimento Urbano – Sedur; Justiça e Direitos Humanos – SJDH; Tecnologia – Secti; além da Companhia de Processamento de Dados – Prodeb; da Procuradoria Geral do Estado – PGE; Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais – SEI).
  
Outras sete unidades do Executivo estão em fase de implantação do Move Bahia, sendo que seis delas são secretarias de Estado. Composta por três servidores do Governo do Estado Para, a comitiva realizou a visita técnica na Secretaria da Administração, no Centro Administrativo da Bahia, na última quarta-feira. A diretora de Serviços Compartilhados do Centro Administrativo da Bahia, Andressa Schettini, responsável pela implantação do Move Bahia, apresentou o sistema para os paraenses.

Os servidores paraenses são da Secretaria de Planejamento e Administração do Pará (Seplad-PA). Eles também visitaram a Central de Serviços Compartilhadas e conheceram o sistema Move Bahia na prática, fazendo o deslocamento para ver como funciona a operação. André Pontes, coordenador de Projetos Logísticos da Seplad, contou que eles estão reestruturando um sistema de mobilidade que já possuem no Pará e vieram à Bahia para conhecer o Move. “Viemos aprender com as experiências da Bahia para encurtar o caminho na implantação do nosso sistema”, comentou.

Fonte: Ascom Saeb